Alfazema ou Lavanda (Lavandula angustifolia)

A Alfazema é uma planta oriunda do Mediterrâneo que cresce espontaneamente em Portugal. É também denominada lavanda, uma designação que deriva do latim lavare, por ter sido sempre muito utilizada em lavagens do corpo.

Conhecida pelas suas propriedades medicinais relaxantes há muito tempo, era já usada pelos romanos para tratar dores de cabeça e em banhos para relaxar. Usavam-a também para criar ambiente agradável , espalhando-a pelo chão ou em cima de qualquer espaço.

A alfazema crece normalmente até cerca de 40 a 60 cm de altura e apresenta folhas aromáticas com pelos. A suas flores, tipo espiga aparecem no início de Julho.

A planta é rica em óleos essenciais, saponinas, taninos e alcalóides, sendo por isso bastante usada no fabrico de perfumes, sabões e detergentes.

A nível culinário, pode ser usada em pratos de peixe, carne e até em alguma doçaria. Mas é mais conhecida a nível medicinal.

Um banho de imersão ajuda a relaxar e a reduzir o stress. Para combater a insónia e ter uma noite relaxada, pode usar-se alfazema dentro da almofada. Adicionar algumas gotas de óleo essencial a uma lamparina de aromas pode ajudar a combater dores de cabeça e enxaquecas.

É ainda colocada nos armário, para prevenir as traças.

A alfazema serve para: acalmar, melhorar a digestão, combater a alergia à picada de insetos e conferir mais energia, estados psicológicos de inquietação, perturbações do sono, irritação gástrica, flatulência, colites nervosas, dispepsia nervosa, má circulação e hipotensão arterial, exaustão física.

NOTA IMPORTANTE: não usar em caso de ter úlceras gástricas!

Modo de uso:

  • Infusão: 70 g de flores em 1 litro de água fervente.
  • Culinária: pode fazer parte de umas misturas para tempero ou como aromatizante em sobremesas como sorvetes, cremes, e molhos doces.
  • Chá: Para combater a irritação gástrica ou a flatulência, coloque 1 colher de chá de flores em 250 ml de água e deixe descansar por 5 minutos, coe e beba ainda morno.

Fontes:

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s