Aveia (Avena Sativa)

A Aveia (avena staiva) é um alimento e um medicamento bastante completo.

O seu consumo regular traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, sendo indicada para ajudar a combater a fadiga nervosa, depressão, ansiedade, insónia e convalescença (porque aumenta a energia e actua como um tónico).

Actua como auxiliar no tratamento da diabetes e preventivo de ateroesclerose e hipertensão. Combate  o reumatismo, dores ciáticas, perturbações hepáticas e reduz os níveis de colesterol do sangue.

 

Rica em minerais como cálcio e ferro, vitaminas do complexo B e E, proteínas e fibras, a aveia ainda melhora o funcionamento intestinal (garantindo a expulsão das toxinas com a frequência necessária), facilita a digestão e controla quantidade de açúcar no sangue.

Mas, para que ela tenha todos esses efeitos positivos, é preciso consumir da maneira correcta.

“Recomenda-se a ingestão de 30 gramas de aveia por dia, ou seja, três colheres de sopa. Além disso, é indicado tomar de cinco a seis copos de água por dia, senão ela causará efeito contrário, que é a obstipação (prisão de ventre)”, orienta a nutricionista Vivian Goldberger, ao explicar que é possível acrescentar aveia em frutas, sucos ou vitaminas e ainda em receitas como tortas, quiches, pães e almôndegas.

A melhor altura para a consumir é de manhã, onde nos garante os nutrientes necessários para um dia bem começado, e um intestino liberto, 2 pontos-chave para uma saúde invejável.

Existem 3 tipos de aveia:

Em flocos – o grão é prensado integralmente, um processo que conserva seus principais nutrientes. Pode ser polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes.

Farelo – esse tipo provém da camada externa do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras betaglucanas. Ideal para ser usado em massa de pães e bolos.

Farinha – obtida da parte mais interna do grão e, assim, perde na carga de fibras. Usada nas receitas de pães, panquecas e bolos, sendo até uma alternativa para substituir a farinha de trigo.

É ainda um excelente hidratante para a pele e cabelo, devido às suas propriedades emolientes e suavizantes.

Mas, para além das propriedades de beleza, a aveia ajuda a combater ainda alguns problemas de pele, quer na fase de prevenção, quer de tratamento.

Aplicação prática | Receitas:

Máscaras corporais e/ou faciais:

Uma óptima forma de se aplicar no corpo é juntar um bom bocado de leite de aveia numa banheira com água quentinha, um bocadinho de óleo e/ou umas gotinhas de um óleo essencial e relaxar!
Também se pode cozer a aveia até uma consistência agradável, deixar arrefecer, misturar flores e plantas secas e moídas e um bocado de argila e fazer uma máscara hidratante, nutritiva e suavemente esfoliante, que pode ser aplicada em qualquer parte do corpo. Em casos de problemas de pele, algumas das plantas que se podem juntar a esta máscara são a calendula, a camomila e a alfazema.

Infusão

A Aveia quando usada como infusão, é muito boa para estimular o apetite, a sua infusão também atenua dores no tórax e ajuda também a a aliviar dores de  garganta. Quando usado para bochechar é um óptimo preventivo contra a formação de cáries dentárias.

Decocção

Em uso externo a água da sua decocção, ou seja, a água de ferver ou cozinhar a aveia, pode ser usada contra eczemas, frieiras e impinges, também actua como hidratante para peles secas.

Fontes:

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s